Fiscalização

Seminário de Planejamento Estratégico da Fiscalização debate uso de dados

No encerramento do 1º Seminário de Planejamento Estratégico da Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), na quarta-feira (28/8), a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, ressaltou que é fundamental ouvir os estados e que o Plano Nacional de Fiscalização precisa acontecer com o apoio de todos. “Nós precisamos ter uma uniformização desse processo”, frisou.

O evento foi realizado na sede do CAU/BR, em Brasília, nos dias 27 e 28 de agosto.

Participaram da mesa de abertura os conselheiros federais: Lana Jubé (GO), Kleyton Marinho da Silva (AM), Fernanda Basques Moura Quintão (MG) e Paulo Eleutério Cavalcanti Silva (PI).

A programação começou com uma apresentação do Manual de Fiscalização do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Márcio Tadashi, presidente da Câmara de Fiscalização do CONFEF destacou a importância de se ter unicidade de procedimento para garantir solidez jurídica. O conselheiro pontuou que a fiscalização é a principal atividade dos Conselhos e que tal atividade busca garantir à sociedade o adequado exercício da profissão regulamentada.

O gerente de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/BR, Joubert Maklane Bezerra, apresentou dados obtidos a partir da Pesquisa Nacional de Fiscalização. A pesquisa envolveu vários estados da federação e reuniu dados a respeito da fiscalização em todo o país. Os estados puderam participar contando como são as estruturas de fiscalização e quais as ferramentas utilizam no dia a dia. Além disso, houve também espaço para sugestões de melhorias. Maklane explicou que a pesquisa é um bom diagnóstico acerca das fiscalizações nos estados. “Nós estamos pensando em estruturar bem essa pesquisa para que todos tenham acesso”, explicou. “Esse processo é uma construção conjunta”, destacou a conselheira Lana Jubé.

Em seguida, Renato Viana, coordenador de Geotecnologia do CAU/BR, falou sobre as ferramentas que podem ser usadas na fiscalização. Entre elas, enumerou algumas que ajudam no trabalho: Mapviewer, Consultas, Workforce e Field Maps. Com essas ferramentas, é possível obter dados relacionados à fiscalização. Os dados ajudam a gerar informações e a produzir conhecimento para realizar um bom trabalho de fiscalização.

Renato lembrou que haverá um treinamento online nos dias 16 e 17 de setembro, via Teams. No dia 16 de setembro, o treinamento será sobre “Consulta e Análise de Dados”; no dia 17 de setembro, o tema será “Fiscalização”. Nos dois dias, o treinamento será das 14h às 17h.

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR acompanha agenda intensa de fiscalizações pelo Brasil

CAU/BR reforça ações de fiscalização contra irregularidades na arquitetura

Fiscalização do CAU/AM identifica possível invasão de passeio público em obra

Pular para o conteúdo