O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) realiza nesta semana, de 16 a 20 de setembro, fiscalizações nas cidades de Confresa, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Xavantina, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira e Vila Rica.
Por meio dos seus agentes de fiscalização, a autarquia efetua a ação em diferentes tipos de construções, como estrutura de feiras e shows, casas, prédios e empreendimentos públicos ou privados.
O objetivo é garantir a segurança da população, averiguando se as construções que são executadas nos municípios do estado estão sob a condução de responsáveis técnicos, visto que a falta de um responsável adequado, pode gerar sérios riscos à sociedade.
Já em Cuiabá, acontece uma ação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), em edificações de três ou mais pavimentos. As visitas serão realizadas pelo CAU/MT em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
As instituições decidiram, em conjunto, priorizar os edifícios mais antigos, com o objetivo de garantir a sua regularidade. Durante as visitas, os órgãos fiscalizadores irão informar as não conformidades existentes de modo amplo, para que os responsáveis providenciem as devidas regularizações.
Segundo a autarquia mato-grossense, a ação de FPI busca oferecer à sociedade uma fiscalização ampliada, com a participação de vários órgãos que repassarão orientações relativas às suas competências. Na oportunidade, as entidades estarão à disposição da sociedade em caso de dúvidas para esclarecimentos necessários.
(Com informações de CAU/MT)