Fiscalização

CAU/AP avança com a fiscalização no sul do Estado e notifica Prefeituras

 

No período de 31/08 a 03/09 o CAU/AP visitou os Municípios de Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí com intuito dar prosseguimento em seu planejamento estratégico de interiorização da fiscalização e notificação das Prefeituras sobre a Resolução CAU/BR n° 51.

 

Distante cerca de 252 km da capital Macapá, localizados ao sul do estado do Amapá, os Municípios de Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí foram visitados pela equipe de Fiscalização do CAU/AP no início de setembro. Com a meta de alcançar todo o estado, a Fiscalização está fazendo roteiros de interiorização visando à regularização da Arquitetura e Urbanismo, difundindo as resoluções e, sobretudo, a importância do profissional no crescimento e desenvolvimento das cidades. Além do trabalho de rotina de vistoria das construções nos munícipios e orientação para regularização, o CAU/AP também buscou parcerias junto às prefeituras através dos Termos de Cooperação Técnica. Foram realizadas reuniões para esclarecimento dos Termos, demonstrado a preocupação do Conselho perante as irregularidades encontradas, alertando para a carência e necessidade da presença de profissionais da Arquitetura e Urbanismo. Durante a visita, também foi protocolado notificação quanto ao cumprimento das resoluções do CAU/BR, em especial a Resolução n° 51.

 

 

Para Agente de Fiscalização Natasha Leão, a maioria dos problemas parte do mesmo princípio: a resistência dos profissionais em atuar no interior do estado, que buscam sempre manter-se na capital. “A necessidade de arquitetos e urbanistas é evidente, os leigos constroem por conta própria e não entendem os riscos de uma obra irregular. É um grande nicho para profissionais que buscam experiência e inserção no mercado. O Estado do Amapá não é tão extenso territorialmente, o profissional não precisa estabelecer residência no interior, basta ter disposição para ir divulgar seu trabalho.

 

Publicado em 23/09/2015. Fonte: CAU/AP

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

Conferência valida diretrizes estratégicas da fiscalização da Arquitetura e Urbanismo

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

Fiscalização

Última plenária ampliada apresenta Plano Estratégico de Fiscalização

Fiscalização

Veja como cadastrar denúncias pelo novo módulo de Fiscalização

Pular para o conteúdo