Nos meses de agosto, setembro e outubro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará realizou diversas visitas, em 16 municípios cearenses, a fim de realizar fiscalização e garantir o fiel cumprimento da profissão de arquiteto e urbanista, seja por profissional ou empresa.
Os fiscais do CAU/CE, Erick Rolim e Sarah Bastos visitaram os municípios de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Cascavel, Chorozinho, Crato, Eusébio, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, São Gonçalo do Amarante e Sobral.
De acordo com a fiscal Sarah Bastos, “as visitas foram realizadas em obediência ao cronograma estabelecido no planejamento da fiscalização”.
Já o fiscal Erick Rolim analisa o fato de o Conselho ser ainda desconhecido pela sociedade. “Foram priorizadas visitas a obras e denúncias. A maioria das visitas foi a locais que desconheciam o CAU e seu papel como órgão de fiscalização da atividade de arquitetura e urbanismo”.
De acordo com Sarah, “as cidades do interior, por possuírem menor quantidade de arquitetos e ações de fiscalização, apresentam casos recorrentes de exercício ilegal da profissão. É comum a contratação do chamado “caneteiro” (profissionais de nível superior que apenas assinam sem elaborar os projetos nem executar as obras, prática condenada pelos Códigos de Ética) para permitir a aprovação de projetos junto a órgãos públicos”, afirma.
No entanto, os fiscais concordam que as visitas favorecem ao conhecimento do CAU por parte da sociedade. “As visitas funcionam como estímulo à contratação de arquitetos e urbanistas, intensificando a segurança e economia nas obras, além da qualidade do espaço construído”, explica Sarah. Já Erick defende que “com a visita do CAU nessas cidades há o “combate” contra o Exercício ilegal da Profissão”.
Até o mês de dezembro, estão previstas visitas para Juazeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Baturité.
Fonte: CAU/CE
Publicado em 16/11/2015