CAU/UF

CAU/CE realiza ações de fiscalização no interior do estado

 

Nos meses de agosto, setembro e outubro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará realizou diversas visitas, em 16 municípios cearenses, a fim de realizar fiscalização e garantir o fiel cumprimento da profissão de arquiteto e urbanista, seja por profissional ou empresa.

 

Os fiscais do CAU/CE, Erick Rolim e Sarah Bastos visitaram os municípios de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Cascavel, Chorozinho, Crato, Eusébio, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, São Gonçalo do Amarante e Sobral.

 

De acordo com a fiscal Sarah Bastos, “as visitas foram realizadas em obediência ao cronograma estabelecido no planejamento da fiscalização”.

 

Já o fiscal Erick Rolim analisa o fato de o Conselho ser ainda desconhecido pela sociedade. “Foram priorizadas visitas a obras e denúncias. A maioria das visitas foi a locais que desconheciam o CAU e seu papel como órgão de fiscalização da atividade de arquitetura e urbanismo”.

 

De acordo com Sarah, “as cidades do interior, por possuírem menor quantidade de arquitetos e ações de fiscalização, apresentam casos recorrentes de exercício ilegal da profissão. É comum a contratação do chamado “caneteiro” (profissionais de nível superior que apenas assinam sem elaborar os projetos nem executar as obras, prática condenada pelos Códigos de Ética) para permitir a aprovação de projetos junto a órgãos públicos”, afirma.

 

No entanto, os fiscais concordam que as visitas favorecem ao conhecimento do CAU por parte da sociedade. “As visitas funcionam como estímulo à contratação de arquitetos e urbanistas, intensificando a segurança e economia nas obras, além da qualidade do espaço construído”, explica Sarah. Já Erick defende que “com a visita do CAU nessas cidades há o “combate” contra o Exercício ilegal da Profissão”.

 

Até o mês de dezembro, estão previstas visitas para Juazeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Baturité.

 

Fonte: CAU/CE

 

Publicado em 16/11/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

Veja como cadastrar denúncias pelo novo módulo de Fiscalização

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

CAU/UF

CAU Brasil e coordenação do Fórum de Presidentes do CAU/UF discutem ações conjuntas

Skip to content