Fiscalização

Fiscalização do CAU/MS participa de oficina do projeto Recenseadores de Obras

Imagem: ASCOM – CAU/MS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) participou de uma oficina prática do projeto Recenseadores de Obras, promovida Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). Os representantes da Fiscalização do CAU/MS fora Fabrícia Torquato e Guilherme Serafim. A oficina ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro e contou com a participação de fiscais, gerentes e representantes do CAU/BR e CAU/UFs como CAU/PR, CAU/RS, CAU/DF, CAU/MS, CAU/MG, CAU/RO, CAU/PA e CAU/AL.

O presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa de Souza, apresentou a visão geral da iniciativa, destacando os objetivos do projeto e os resultados já obtidos, abrindo caminho para discussões sobre os modelos jurídico e operacional, a estrutura do edital e o fluxo completo do projeto.

“O Programa Recenseadores de Obras permite ao Conselho ampliar sua capacidade operacional, potencializando a nossa fiscalização e garantindo que o Conselho chegue a locais onde a estrutura convencional não seria suficiente para atender com a mesma eficácia”, afirmou. O objetivo do encontro é que os CAU/UFs e CAU/DF possam implantar o sistema de Recenseadores em suas respectivas unidades.

A programação incluiu as competências do sistema, estrutura de visualização e ferramentas complementares, com ênfase na experiência do interessado e do CAU, desde o cadastro até a análise de documentos e microrregiões além da criação e gestão das demandas, incluindo o registro de contratos, vinculação de profissionais e os trâmites via processo SEI.

No dia 5 de fevereiro, os participantes aprenderam ainda como realizar convocações e criação de demandas no sistema, com trabalhos focados na execução, validação e no fechamento das operações. Temas como operação de campo, relatórios na plataforma, inserção de dados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), validação de demandas e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram trabalhados na oficina.

(Com informações do CAU/MS e do CAU/SC)

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/DF cobra medidas de segurança nas obras da Rodoviária do Plano Piloto

Fiscalizações alcançam mais de 120 obras no Rio Grande do Norte em outubro

Três denúncias apuradas em bairros de Petrópolis; obra na UFRRJ é fiscalizada

Pular para o conteúdo