Na tarde do dia 1° de julho de 2014, os Agentes Fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul estiveram no canteiro de obras ao lado do Hospital do Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande. A razão da visita se deu por conta do Plano de ação de fiscalização sobre eventos que acontecem na cidade, bem como aconteceu com a DECON MS em Abril de 2014.
A intenção da fiscalização foi verificar se as obras do evento contam com responsáveis técnicos habilitados para cada espaço da exposição. Para tanto, os Agentes Fiscais Felipe Lordello e Maiara Sommer fizeram um levantamento in loco e com informações das administradoras do evento, de todos os espaços e profissionais que estão desenvolvendo projetos e executando obras, assinados por diversos profissionais. Os agentes fazem a visita de ambiente em ambiente, verificando a existência dos registros junto aos responsáveis pelas obras. Na visita foi constatado que muitos profissionais emitiram o RRT, porém sem terem efetuado o pagamento, o que perante ao Conselho ainda permaneceria sem validade, ficando inadimplente com as obrigações legais. Feita a constatação é emitida uma Comunicação de Visita e Notificação com prazo para a regularização, apresentados os documentos necessários até a data limite o proprietário do ambiente se exime do Auto de Infração e possível multa. É de extrema importância que tanto o projeto quanto a execução da obra em si seja resguardada pela regularidade do registro junto ao Conselho.
Para quem não conhece, a CASA COR é uma exposição de decoração, arquitetura e ambientação, criada em 1987, na cidade de São Paulo. Atualmente, o evento é organizado em 14 cidades do país, além de países como o Peru, Panamá e Suécia. Em Mato Grosso do Sul o evento acontece pela terceira vez e será realizado entre os dias 25 de julho a 7 de setembro na capital.
PROJETO
A nova ala do Hospital de Câncer Alfredo Abraão terá nove pisos e um total de 13 mil m² de área construída, os recursos aprovados para o projeto não contemplavam acabamento. A Casa Cor MS vai entregar, nesta primeira fase, dois pisos, o térreo e o subsolo onde serão feitos a recepção do hospital, consultórios, área social todo o setor de diagnósticos e salas de exames, além da fachada e estacionamento.
CASE DE SUCESSO
A terceira edição da Casa Cor MS será o segundo projeto no Brasil de transformação de um hospital, onde os ambientes não são desmontados depois da mostra. O projeto piloto foi realizado em 2012 em Cuiabá, na CCMT, cujo sucesso foi reconhecido em nível nacional. Para os próximos anos, a Casa Cor Paraná já estuda a possibilidade de realizar o mesmo projeto na Santa Casa de Curitiba.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul é um apoiador institucional do evento, pois entende que ações solidárias como esta coadunam com a missão e os valores do CAU/MS, pois este possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.
Fonte: CAU/MS – acesso em 10/07/2014