Fiscalização

Gerente de fiscalização ministra palestras para estudantes de graduação

mg_6151
Questões para o futuro da profissão foram abordadas durante a palestra “Caminhos do Arquiteto e Urbanista”.

 

A formação e a prática do exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil está sendo o tema de palestras apresentadas pelo gerente de fiscalização do CAU/PR, Walter Gustavo Linzmayer, a estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo de diferentes universidades.

 

Nesta segunda-feira (31), Linzmayer conversou com cerca de 30 alunos do último ano do curso da Universidade Positivo (UP), em Curitiba. O gerente de fiscalização do CAU/PR mostrou o histórico, a situação atual e abordou questões para o futuro da profissão durante a palestra “Caminhos do Arquiteto e Urbanista”.

 

Palestra UP
O gerente de fiscalização do CAU/PR, Walter Gustavo Linzmayer, durante apresentação na UP.

“O palestrante demonstrou ter conhecimento sobre o mercado de trabalhos dos escritórios de arquitetura. Ele exemplificou alguns nichos onde podemos atuar e, principalmente, como temos de trabalhar. Vimos que há muitas oportunidades no interior do estado e é preciso aproveitá-las”, disse o estudante Vinicius Muller.

 

Opinião compartilhada pela aluna Mariana Mocelin Zuffo. “É muito importante saber quais são as atribuições dos arquitetos e urbanistas, especialmente para quem está perto de se formar, como é o caso da nossa turma. A gente ainda tem algumas dúvidas com relação ao que o profissional.

 

A coordenadora executiva do curso de Arquitetura e Urbanismo da UP, Andrezza Pimentel dos Santos, ressaltou a aproximação do CAU/PR com os acadêmicos. “Como vimos na apresentação, há cidades no interior que não têm arquitetos e urbanistas, ou seja, há muito a ser explorado. Acredito que a palestra abriu a mente dos alunos para essas chances não aproveitadas, bem como destacou várias atribuições profissionais ainda pouco conhecidas pela sociedade”.

 

Palestra na I Semana de Gestão, Inovação e Conhecimento da UniCesumar

palestra-unicesumar
Linzmayer também conversou com os acadêmicos da UniCesumar.

 

O gerente de fiscalização do CAU/PR também realizou uma apresentação para os estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, também na capital paranaense.

 

A palestra fez parte da I Semana de Gestão, Inovação e Conhecimento da instituição de ensino superior. Segundo o coordenador do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UniCesumar, Anselmo Luiz da Rocha, “a participação do CAU/PR foi de suma importância para o evento, já que trouxe a realidade do mercado para os futuros arquitetos e urbanistas. Os alunos entenderam mais sobre a futura profissão”.

 

“Além de demonstrar por meio de pesquisas possíveis dificuldades que serão enfrentadas na profissão e de mostrar a realidade do mercado de trabalho no Paraná, durante essas palestras destaquei o papel social que o arquiteto e urbanista tem. É preciso que os atuais e futuros profissionais estejam preparados para desenvolver soluções para as cidades”, finalizou o palestrante, Walter Gustavo Linzmayer.

 

Fonte: CAU/PR

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

Conferência valida diretrizes estratégicas da fiscalização da Arquitetura e Urbanismo

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

Fiscalização

Última plenária ampliada apresenta Plano Estratégico de Fiscalização

Fiscalização

Veja como cadastrar denúncias pelo novo módulo de Fiscalização

Pular para o conteúdo