Você deseja contribuir com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)? Conheça o Mobiarq Protagonista, aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) desenvolvido para Arquitetos e Urbanistas. Com finalidade colaborativa, o Mobiarq pode auxiliar a fiscalização do exercício profissional.
Atendendo às demandas cada vez mais colaborativas da sociedade e utilizando-se das tecnologias disponíveis atualmente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo pretende expandir o apoio à fiscalização, segundo a própria missão do CAU: orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquiteto e urbanista na construção das cidades.
O aplicativo permite aos arquitetos e urbanistas registrados encaminharem fotos e pequenos relatos de supostas irregularidades ao CAU. Essas contribuições serão devidamente processadas em tempo oportuno pelas equipes dos conselhos estaduais.
Ao identificar uma possível irregularidade que possa ser objeto de fiscalização, o profissional, depois de abrir o aplicativo, faz uma foto do local, indica a suposta irregularidade e pode fazer um breve relato da situação. O app armazena as informações de forma georreferenciada e envia às equipes de fiscalização que atuam nas cidades.
Atenção: a denúncia, diferentemente do registro realizado no aplicativo MobiArq Protagonista, deve ser cadastrada no sistema SICCAU (ao qual têm acesso todos os arquitetos e urbanistas devidamente registrados), de forma a ser considerada como oficial e passível de análise obrigatória por parte do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
O aplicativo é de uso simples e rápido, estando disponível nas lojas online Play (Android) e na AppStore (Iphone). Somente usuários cadastrados no sistema SICCAU poderão ter acesso à aplicação, utilizando usuário (CPF) e respectiva senha de acesso.
Saiba mais: Guia do Usuário Mobiarq Protagonista
FONTE: CAU/CE
Publicado em 23/03/2016