ARQUITETOS EM DESTAQUE

Tais Cristina Silva: Fascínio pela integração da obra de grande escala

Edifícios de escala são o grande interesse da jovem arquiteta e urbanista Taís Cristina da Silva. “É uma área da Arquitetura em que você atinge um número maior de pessoas, e também em que você consegue interferir nas cidades”, reflete.

 

Em sua passagem de nove anos pelo escritório biselli + katchborian arquitetos, um período de formação de sua trajetória, atuou na concepção, desenvolvimento e coordenação de diversos projetos, tais como o Centro Judiciário de Curitiba (2006) e o edifício Sede da Fapergs (2003), ambos vencedores de concursos nacionais de Arquitetura.

 

“Esses edifícios, de fato, fazem parte da minha formação. O Centro Judiciário de Curitiba é um projeto que eu acredito muito. (…) É estruturado em três lâminas: em duas delas, nós concentramos as varas, os juizados; e na outra, conseguimos criar um percurso, uma real conexão com a cidade”.

 

 

Tais Cristina coordena o projeto vencedor do concurso público para a sede do CAU/BR e do IAB/DF (Foto: Arquivo Pessoal)

 

A profissional destaca ainda o projeto recente para o Edifício Anexo no BNDES (3º lugar no concurso nacional) “em que tentamos potencializar ao máximo a relação com a área pública”.

 

A preocupação com a ligação da obra de grande escala com o entorno urbano é um dos aspectos mais elogiados no projeto que venceu o concurso público para a nova sede do CAU/BR e do IAB/DF, em Brasília, aonde se cria um eixo conectando as superquadras e o lago. Ela é a coordenadora da equipe.

 

O projeto vencedor da futura sede do CAU/BR e do IAB/DF (Foto: CAU/BR)

 

Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), com pós-graduação em “Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea”, a profissional manifestou desde cedo interesse pela área. Ao fazer o curso de Edificações na Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP), teve contato com arquitetos e engenheiros ainda adolescente, decidindo por seguir Arquitetura e Urbanismo pela “maior preocupação com a questão humana” e com “a conceituação do uso do espaço”.

 

 

Por Epaminondas Neto, Técnico de Comunicação do CAU/SP

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto surdo conclui graduação com projeto de clínica especializada para PcDs

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Dia Nacional da Consciência Negra: CAU Brasil promove ações para equidade

ARQUITETOS EM DESTAQUE

David Mangin expõe em palestra planejamento urbano de metrópoles

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Morre o arquiteto e urbanista e professor Mauro Ribeiro Viegas, aos 103 anos

Skip to content