Fiscalização

Fiscalização do CAU/AC aponta obras irregulares no Conjunto Manoel Julião

Imagem: CAU/BR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC) identificou intervenções realizadas em unidades habitacionais multifamiliares no Conjunto Manoel Julião, em Rio Branco (AC), durante ações de fiscalização promovidas pelo órgão. O levantamento apontou situações envolvendo alterações executadas sem acompanhamento técnico especializado e sem autorização dos órgãos competentes.

De acordo com o processo aberto pelo Conselho, foram verificadas modificações em diferentes blocos do conjunto habitacional. Entre as situações identificadas estão intervenções realizadas sem a presença de arquiteto ou engenheiro habilitado, além da utilização de áreas comuns durante a execução das obras. Segundo o CAU/AC, as alterações observadas apresentam potencial para comprometer a integridade das edificações, uma vez que determinadas modificações podem impactar aspectos relacionados à segurança estrutural e ao bem-estar dos moradores.

“Arquitetura e urbanismo não estão ligados apenas à estética das construções. Quando uma intervenção é realizada sem orientação técnica adequada, podem surgir impactos que vão desde problemas funcionais até riscos à segurança das pessoas. Em conjuntos habitacionais, isso exige ainda mais cuidado porque as mudanças podem afetar não apenas uma unidade, mas também a convivência e a segurança coletiva”, explicou a presidente do CAU/AC, Dandara Brito.

As ações de fiscalização ocorreram após o registro de demandas encaminhadas ao conselho por canais de atendimento e denúncias recebidas pelo órgão. As constatações foram registradas por meio de relatórios técnicos e registros fotográficos anexados ao processo administrativo. “Em edificações multifamiliares, intervenções que parecem simples podem gerar consequências maiores quando realizadas sem planejamento e sem a participação de profissionais habilitados”, afirmou o gerente técnico e de fiscalização do CAU/AC, Ewerton Neri. O processo foi encaminhado para análise interna e adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, com o objetivo de avaliar as providências necessárias para a situação identificada.

(Com informações do CAUAC)

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/DF cobra medidas de segurança nas obras da Rodoviária do Plano Piloto

Fiscalizações alcançam mais de 120 obras no Rio Grande do Norte em outubro

Três denúncias apuradas em bairros de Petrópolis; obra na UFRRJ é fiscalizada

Pular para o conteúdo